sábado, 16 de agosto de 2008

Você crê que Deus te ama?

Trecho de uma preleção de Brennan Manning, autor de O Evangelho Matrapilho, livro que li e recomendo, especialmente pra quem está cansado de religião ou que jamais tenha conhecido a graça de Deus, ou que tenha conhecido apenas a versão paraguaia da graça, vendável ou comercializável por qualquer vendilhão dos templos modernos.

Deixo-os com o vídeo - tô começando a gostar disso, mas prometo não exagerar - e com um trecho da referida obra de Manning:

"Sim, o Deus gracioso encarnado em Jesus nos ama. A graça é a expressão ativa deste amor. O cristão vive pela graça como filho do Abba, rejeitando por completo o Deus que pega as pessoas de surpresa ao menor sinal de fraqueza - o Deus incapaz de sorrir diante de nossos erros desajeitados, o Deus que não aceita um lugar em nossas festividades humanas, o Deus que diz 'você vai pagar por isso', o Deus incapaz de compreender que crianças sempre se sujam e são distraídas, o Deus eternamente bisbilhotando à caça de pecadores. Ao mesmo tempo, o filho do Pai rejeita o Deus de cores pastéis que promete que nunca vai chover no nosso desfile... O filho de Deus sabe que a vida tocada pela graça chama-o para viver numa montanha fria e exposta ao vento, não nas palavras aplainadas de uma religião sensata e de meio-termo". (O Evangelho Maltrapilho, p. 38-39).

Jonathan

Nenhum comentário: