quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Comunidade e liberdade

Ora, se não existe lugar para a libertação genuína fora da relação ser-criado-livre e Livre-Ser-Criador, o mesmo não haverá senão entre seres-criados-livres em relação mútua e interdependente. Em outras palavras, o ser humano precisa dos relacionamentos para vivenciar inteiramente a experiência de liberdade. Precisa de comunidade, pois em comunidade a liberdade pessoal é aperfeiçoada. O livre encontro com o Criador, por sua vez, depende do livre encontro com a comunidade da fé. A isso podemos chamar de dialética da liberdade cristã, cujo cerne está na ênfase joanina sobre a liberdade. Lembrando do que disse Martinho Lutero, “um cristão é senhor livre sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém”, mas que, ao mesmo tempo, “é servidor de todas as coisas e sujeito a todos”.

De acordo com José Comblin, a captação mais precisa da liberdade não se realiza por um ato único, isolado dos demais, individualista. Segundo ele:

A liberdade somente existe numa grande diversidade de “liberdades” e cada uma é objeto de longas, repetidas, cansativas operações de conquista: liberdade das forças de dominação da natureza física do inconsciente, liberdade das forças políticas e econômicas múltiplas que procedem de uma história complexa e de relações mútuas entre indivíduos e grupos (...) Nossa liberdade existe nas liberdades conquistadas entre essas múltiplas relações com os outros seres humanos e com o conjunto do mundo material.
(José Comblin. "Cristãos rumo ao século XXI", p. 70,71).

Portanto, o ato singular e genuíno de liberdade está no encontro com outras liberdades – de Deus e do próximo – conforme a relação de mútua dependência e de liberdade que há entre as três pessoas da Trindade: Pai, Filho e Espírito, refletindo a união eterna do Deus da comunhão. Não sou livre para me acomodar com os enganos do conformismo e do conforto individualista, de achar que liberdade é para fazer o que quero e como quero, mas para abdicar da zona de conforto e encontrar-me com o outro, pois, encontrando o outro, estarei indo ao encontro de mim mesmo e em direção ao Espírito do Deus que nos criou.
Jonathan

Nenhum comentário: