quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Semanal de Amsterdam (I): Tempo de desafios!

Estou impactado pelo contato com outra cultura, tão diferente da minha: a língua e as línguas, a comida, a rotina, o ambiente, o clima, etc. Essa semana tem sido de adaptação aqui, e de muitos desafios também. Hoje vi uma frase, da vice do candidato John McCaine à presidência dos EUA, que me marcou muito, pois dizia que "até mesmo as maiores alegrias trazem consigo grandes desafios". Isso se encaixa perfeitamente a como estou sentido nessa semana, tremendamente desafiado em muitas coisas: desafiado por cumprir bem minhas obrigações, as daqui e as que ficaram do mestrado que estou fazendo na UEL, nos prazos estipulados; desafiado por aprender a viver contente em toda e qualquer situação (nunca uma situação de aparente alegria traz apenas alegrias, assim penso); desafiado a aprender muito e aproveitar ao máximo essa experiência que Deus tem me dado aqui na Europa, e, ao mesmo tempo, desafiado a aprender a viver longe da minha esposa, minha casa, minha família, minha igreja, meus colegas, irmãos, amigos.

Falando neles, dou graças a Deus por poder ter amigos, amigos que têm me ajudado e suportado nesse período de transição - desde os últimos dias em Londrina, até essa primeira semana aqui - que me escrevem e-mails, que me procuram de vez em quando pra conversar, saber como estou, jogar conversa dentro (e não fora). Que grande dádiva é a amizade. É o mais singelo de todos os amores, diria C. S. Lewis. É leve como pena, quando aprendemos que amigos não são para se exercer pressão, controle ou pra ter ciúmes, mas pra destilar nosso cuidado, compreensão, ombro nas horas mais inusitadas, e também pra partilhar de sonhos e idéias comuns, e, não em igual proporção, mas todo mundo precisa de vez em quando, de pataquadas e idiotices comuns – eu que o diga.

Quero utilizar esse espaço pra não perder o contato, e pra continuar fazendo fluir minhas idéias e palavras, agora encharcadas por um novo momento, novas experiências, e um tempo sabático do meu cotidiano comum, sendo ligeiramente ocupado por outras tantas coisas, mas também de um bom tempo livre pra descobrir muitas coisas lindas, e quem sabe redescobrir outras.

Grande beijo a todos os que acompanham esse blog!

Jonathan
Foto: Amsterdamse Bos Park

2 comentários:

Robinson J. De Souza (Roberas) disse...

fica firme ai irmão...

abraço fraterno

seu brother

Jonathan Menezes disse...

Valeu Roberas. Você é um grande amigo cara!
Fica na paz aí!