sábado, 6 de setembro de 2008

Tudo sempre passará? Nem tudo...

Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro” (Salmo 39.5).

Enquanto lia esse texto de Davi nos Salmos, lembrava-me de uma parte da canção “Como uma onda”, acho que do Lulu Santos, que diz: “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa tudo sempre passará”. Sim, “tudo”, em certo sentido, passa. A vida passa, os anos passam, nossos sentimentos são como onda, assim como também nossas experiências e situações de vida podem variar tanto quanto “uma onda no mar”. E tudo não apenas passa, mas passa muito rápido na vida. A vida, aos nossos olhos, pode ser muito longa ou muito curta, depende do quanto a pessoa tenha vivido. Há alguns que vivem até os 100. Outros vivem até meados dos 40, ou morrem ainda nos primeiros dias de vida. Esse obviamente é nosso padrão de medir o tempo de vida, se é curto, médio ou longo.

Para Deus a contagem é significativamente diferente. A Palavra diz que, para Ele, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia, tanto faz, não tem diferença. O eterno atravessa a temporalidade, de modo que todos os padrões daquilo que é temporal são como cisco diante do eterno. A vida passa rápido também aos nossos olhos, podem apostar. E boa parte daquilo que definimos como agenda e prioridade em nossas vidas, aqui ficarão. Mas nos ocupamos tanto com tais coisas e damos tanta importância a elas que acabam se tornam a razão de nosso existir. E nosso existir, efêmero, se ocupa, portanto, de coisas efêmeras. Mas, então, o que pode não ser efêmero no meio dessa existência efêmera? Aquilo que permanece, que não passa, que chega e fica, é o que não é efêmero.

Mas se minha vida é efêmera e curta como um palmo, não passa de um sopro, o que exatamente pode ficar? Aquilo que tem influencia da habitação do eterno em nós e que, na perspectiva de que com Deus viveremos eternamente e que parte dessa vida eterna já pode ser vivenciada parcialmente aqui, podemos experimentar desde já. O amor de Deus é eterno, por isso todos temos o eterno a nossa disposição. Se tivermos a compreensão de que nossa vida não passa de sopro, e que em Deus temos tudo o que necessitamos, não ficaremos paralisados para sempre sem nos ocupar com as tarefas daqui, mas, sim, faremos as tarefas daqui sem que elas nos tomem mais do que o necessário. Tudo passa, mas a Palavra de Deus permanece, é vida. O que é semeado em boa terra fica, cria raízes e dá muito fruto...

Jonathan

Nenhum comentário: