segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sobre o livro "Missão Integral", de Gondim (I)

Penso que uma das virtudes da liberdade de expressão (especialmente na web e na órbita dos blogueiros) é a possibilidade da publicidade do ato de pensar, avaliar e expressar pontos de vista, que são variados, e devem ser respeitados na sua variedade e diversidade. Tenho aqui publicado textos que tentam seguir essa tônica desde que iniciei esse blog. O "transgredir" do nome não implica em ferir pessoas, e sim mexer com as nossas idéias (a começar pelas minhas).
-
Conheço e leio os textos de Ricardo Gondim há algum tempo. Sempre o admirei como escritor. Até publiquei textos seus em meu blog, em outras oportunidades. Assim, quero através desse e dos próximos posts, interagir criticamente com um de seus últimos livros, Missão integral: em busca de uma identidade evangélica (Fonte Editorial, 2010). Iniciarei falando um pouco sobre o próprio autor.
-
Nascido em Fortaleza (CE), o pastor e escritor Ricardo Gondim poderá talvez entrar para os anais da história da igreja evangélica brasileira como sendo um pensador instigante e provocador, pregador eloqüente e apaixonado pela mensagem que anuncia, e um homem inquieto consigo mesmo e com a existência que pulsa a seu redor, e, talvez por isso, bastante controverso algumas vezes. Há alguns anos, por exemplo, criou polêmica ao declarar o término de seu envolvimento com o “mundo evangélico”, ao qual se dedicou por trinta anos . Há dez anos, porém, ele escreveu um livro cujo título era: Orgulho de ser evangélico (Ultimato, 2000), tentando responder à pergunta “Por que permanecer na igreja?”. Já no livro Missão Integral, objeto dessa resenha, esse autor também é descrito como “um dos principais líderes da Igreja Evangélica Brasileira atual”. Complicada a tarefa de entender com precisão o impasse (pelo menos nesse olhar dirigido à distância).
-
Rupturas (ou não) à parte, não é de se estranhar que, ao longo de sua trajetória, Gondim tenha combinado uma variação de influências, tanto da teologia como de outros campos do saber. Por várias vezes afirmou que sua teologia é de raiz pentecostal. Ao mesmo tempo, é conhecido como um pensador assaz crítico das muitas facetas e idiossincrasias do protestantismo de face evangélica no Brasil. Por muitos anos, alinhou-se com o chamado movimento de Missão Integral (MI) na América Latina, participando ativamente como preletor de congressos, como o CBE 2 (Congresso Brasileiro de Evangelização 2), ocorrido em Belo Horizonte, MG, no ano de 2003.
-
Mais recentemente, contudo, tem concentrado seus escritos em um antigo embate teológico – Providência Divina versus Liberdade Humana – que assume novos contornos, como o tecido na Teologia Relacional (TR), supostamente nominada ou criada pelo próprio Gondim, mas que possui ligeira semelhança com um movimento norte-americano chamado Teísmo Aberto, embora o autor tenha afirmado em alguns de seus textos não haver qualquer identificação dele com essa corrente.
-
Isso é bastante questionável, já que ambas se esforçam por “liberar” Deus das amarras da visão calvinista de sua Soberania e a devoção cristã das contradições impensáveis do determinismo, defendendo, por exemplo, que Deus “se ausentou da história por amor” e que, por isso, não teria um papel direto nos acontecimentos, bons ou ruins, que seguem um plano autônomo das forças em jogo. Sucesso ou fracasso, morte ou livramento, não possuem sentidos que venham de Deus. Talvez em outra oportunidade eu possa pontuar outros olhares e críticas a essa teologia, tanto em assentimento quanto em discordância...

(Continua...)
Jonathan

Nenhum comentário: