sábado, 1 de agosto de 2009

Ela (a Igreja) - Por Rob Bell

Uma das metáforas centrais para Deus e seu povo através da Bíblia a do noivo e sua noiva. Deus é o noivo; seu povo é a noiva. Eu gosto disso porque faz da Igreja “ela”. Nós precisamos reivindicar essa imagem.
-
A igreja é Ela.
-
Ela é um mistério, não é mesmo? Ela continua caminhando depois de todo esse tempo. Depois das cruzadas, da Inquisição e a Televisão Cristã a cabo. Continua em frente. E prossegue havendo pessoas como eu, que acredita nela como sendo uma das melhores idéias de todos os tempos. Apesar de todos os descaminhos e desvios por ela tomados. Apesar de todas as pessoas que se afastaram de Deus em função do que experienciaram na Igreja.
-
Eu começo a me dar conta do por que: a igreja é como uma espada de pontas duplas. Quando é boa, quando está ligada, quando é certa, é como nada na terra. Um grupo comprometido com o serviço abnegado e o amor ao mundo ao redor dele? Maravilha. Mas quando é mau, todo o potencial se converte ao caminho oposto. E desce do altíssimo lugar dos altos ao mais baixo dos baixos. Às vezes numa mesma semana. Às vezes num mesmo dia.
-
Mas ela continuará vivendo. Ela é indestrutível. Quando ela morre numa parte do mundo, ela explode noutra. Ela é global. Ela é universal. Ela está por toda parte. E enquanto ela é frágil, ela permanecerá. Em cada geração haverá aqueles que vêm beleza nela e darão suas vidas para vê-la brilhando. Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. Essa é uma linguagem forte. E é verdade. Ela continuará se propagando através das eras, servindo, doando e conectando pessoas umas com as outras e com Deus. E as pessoas vão abusar e manipular e tentar controlar a igreja, mas elas vão passar. E ela vai continuar...

Rob Bell

Trecho traduzido do livro Velvet Elvis (Zondervan, 2008, p. 172).

Nenhum comentário: