terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A melhor idéia, o lado certo

Leia Eclesiastes 7.1-14
1.
Não tenho dúvidas de que Deus age: sabiamente, inesperadamente e a seu próprio tempo. Ele não se cansa de me surpreender; está sempre me mostrando como muitos de meus planos são vazios de sentido, e minhas previsões, prematuras. Gosto de autores que, com suas palavras, escancaram esse meu modo prematuro de agir e de pensar; que vão além do senso comum, me fazendo refletir e encarar realidades que estou sempre tentando evitar (papel da igreja). Assim é o autor de Eclesiastes. Faz perguntas que a vida mesmo nos faz diariamente. Remove os alicerces, para depois reconstruir. A ênfase de Eclesiastes está nas coisas que parecem nunca mudar, e nas frustrações com que temos de lidar aqui e agora. Isso se nota nas máximas: “Nada faz sentido”, e “Tudo é vaidade” ou futilidade.
2.
No texto indicado, o autor propõe uma série de “melhores” alternativas que, de cara, aparentemente, nada têm de boas. São totalmente contrárias à opinião normal das pessoas em nossa cultura. Quem, em sã consciência, diria que o dia da morte é melhor que o dia do nascimento, que um ambiente de luto é melhor que um de festa, ou que a tristeza é melhor que o riso, e o fim, melhor que o início? Talvez ninguém. Mas o Pregador disse. Por que? Certamente, porque experimentou o gosto de cada uma delas, e enxergou o sentido ou o falta de sentido de todas elas. Consideremos, por exemplo, a tristeza e a alegria. Nossa “cultura” criou um aparelhamento para nos manter cada vez mais longe das crises, dores e tristezas. Nesse texto, porém, a alegria é criticada por ser passageira, e a tristeza celebrada por preparar o caminho para uma alegria mais profunda e gerar sabedoria.
3.
O último bloco do texto vem-nos falar mais incisivamente sobre a imprevisibilidade de Deus, sobre as coisas que Deus faz e que nós não compreendemos, e sobre essa tolice de sermos “auto-suficientes” (v. 13). Quer reconheçamos ou não, ainda fazemos parte de uma sociedade que se vale da máxima de Karl Marx, de que “nenhuma era histórica apresentou tarefas que não pudéssemos desempenhar”. Tudo está previsto! Em nossas agendas lotadas e rotinas previsíveis, buscamos o mínimo de interrupções possível, como garantia de nossa segurança. Cortamos nossas tarefas diárias do tamanho de nossa auto-suficiência, como diz Anthony Giddens. Vivemos na ilusão de que precisamos muito pouco de Deus, a não ser para momentos emergenciais.
4.
É daí que nascem nossas maiores frustrações: não temos o controle sobre nossas próprias vidas, por mais que tentemos segurá-las com os punhos cerrados. São as pequenas ou grandes “ruínas” da vida que nos ajudam a acordar e que são necessárias pra nos mostrar o quanto somos dependentes: de Deus e dos outros. A melhor idéia e o lado certo não existem à parte de Deus! Portanto, devemos ter coragem de orar com simplicidade, como o salmista: “ensina-nos a contar nossos dias para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90). Salomão não oferece uma “palavra final” neste texto.

Somos ansiosos por palavras finais, “gran finales” com receitas de como devemos agir. A suma deste texto, a meu ver, é a suma do livro todo: “Teme a Deus”. O que fica, para mim, é a lição de que a transformação que Deus promove em nós não é instantânea, como um “abracadabra”! Vida cristã é a transformação que Deus faz num processo, a ferro e a fogo! Assim, os incidentes e acidentes, felizes ou infelizes, não devem ser encarados como coincidência fatal, mas como evidências das mãos modeladoras de um Deus que deseja que cresçamos e amadureçamos. Isso sim é ver pelo lado certo!

Que essa palavra nos inspire a adotar mais os critérios de Deus ao olharmos para a vida.

Jonathan

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