sexta-feira, 6 de junho de 2008

O que é ser santo?

Ser santo é buscar ser essencialmente humano, ser parte da história porém vivendo a presença de Deus no mundo (Lc. 7.39). Ser santo tem relação com a busca de uma sociedade sem desigualdades e onde os mais fracos jamais sejam despojados (Mt. 23.14). Ser santo éviver a alegria do conhecimento de Deus com oração e fé e é sofrer as angústias da história como resultado de nossos vínculos com um padrão que o mundo não conhece (Mt. 11.25-27; 5.11-12).

Ser santo é ser separado, não dos pagãos; como Israel equivocadamente tentou, mas é viver a diferença radical dos valores do Reino em meio às sociedades pagãs (Mt. 5.43-48). Ser santo é ter na paixão dos profetas a motivação existencial para o nosso enfrentamento histórico do mal (Lc. 13.33). Ser santo é, mesmo em dia de sábado, trabalhar a favor da santidade de vida (Lc. 14. 1-6). Ser santo é colocar o valor da vida acima do valor das coisas, mesmo aquelas mais "sagradas" (Mt. 23.23). Ser santo é entender que o altar diante do qual Deus nos quer ver prostrados não é apenas o altar do templo, mas também os altares ensangüentados dos corpos dos nossos irmãos de história e que estão caídos nas esquinas da vida (Lc. 10.25-37).

Ser santo é viver a misericórdia no agitado ambiente secular, ao invés de viver a quietude alienada do ambiente religioso que não tem janelas para a história da dor humana (Mt. 9.9-13). Ser santo é acreditar que a santidade não se polui quando toca com amor, aquilo que é sujo (Mt. 8.1-4; Mc. 7.1-23). Ser santo é não temer ser mal interpretado pela mente daqueles que estão sujos de pretensa santidade.(Mc.7.5;Lc.7.39). Para Jesus ser santo é ser verdadeiro para com a nossa condição humana: é ter a coragem de chorar em público (Jo. 11.35), de admitir perdas e saudade (Jo. 11.36), de gritar de dor (Mt. 27.50), de confessar depressão (Mt. 26.38), de pedir ajuda emocional(Mc. 27.50), de se confessar cansado (Jo. 4.6), de dizer tenho sede (Jo. 19.28), de confessar dificuldades familiares (Mc. 3.21;Jo. 7.1-9), de admitir que a privacidade é um direito e uma necessidade de sobrevivência (Mc. 6.30-32,45,46).

Ser santo é admitir que o amor pode ser exercido na perspectiva da disciplina física (Mc. 11.15-19) e que o "desabafo" é um sadio escape quando se está farto de estupidez (Lc. 11.31-32). Ser santo é continuar sendo de Deus mesmo em meio ao mais profundo e inexplicável silêncio divino (Mt. 27.46).

Caio Fábio
Trechos do livro Oração para Viver e Morrer.

10 comentários:

Ir.Sulamita jp disse...

A paz do Senhor! Ser Santo é tudo que vc escreveu e muito mais,as pessoas axão k ser santo é se enzolar do mundo das pessoas da familia meu Deus,quanta falta de conhecimento ser santo é ter amor,carinho,respeito,ser honerto,amigo..viver em oração e sempre vigilante. um abraço!

sidney disse...

Ser santos é viver aqui, tendo a certeza de que esta vida não é nem de longe a sombra de real vida que nos espera. é ter certeza da transitoriedade desta vida passageira..

vlw paz em Cristo

sidney disse...

gostei mesmo deste post, vou tomar a liberdade de publicar no Iconoclastas.. vlw paz

vida nova disse...

ser santo é fazer o bem sem esperar nada em troca é fazer para os outros o que gostariamos que fosse feito para nós

Unknown disse...

...
Estranho..
Não encontrei nenhuma das passagens citadas na Bíblia..
Quando encontra-las me mostre..
E outra coisa..
Toda essa galera que citou acima dizendo que santo é uma pessoa que faz isso, que é aquilo, etc..
Só digo isso..
Santo só o Senhor Jesus Cristo que é, Ninguem mais..
Is(6,3)
Lv(11.45)
Santo é Jesus que não foi, não é e nunca será pecador..
Pessoas da terra, exceto Jesus que ressuscitou e foi para os Céus e esta ao lado direito de Deus, são pecadoras, e nunca irão ser santos..

Anônimo disse...

Ser santo é ser separado,é viver neste mundo e não se deixar ser contaminado por ele.Foi isso que JESUS fez quando veio ao mundo em forma de homem viveu no mundo mas não se deixou ser contaminado por ele, e é essa lição que ele nos deixou viver em um mundo de pecados e não deixar se contaminar.

Jonathan Menezes disse...

Caro H.A, as citações feitas por Caio são sim de momentos de Jesus que se encontra nas Escrituras, basta ler melhor.
Caro Anônimo,
o que significa não se contaminar com o mundo? Creio que essa linguagem reforça um dualismo que há muito tenho tentado superar em minha caminhada cristã, e que a igreja deveria superar também, caso queira ser efetiva no mundo, e não fora dele.

Ninãs disse...

Gostei muito... é um dilema tentar influenciar mais do que ser influenciado! Mas me alimentei esta manhã com esse texto simples porém cheio de verdades!
Que Deus te abençoe mais e mais!!

Leonor Osório disse...

Bom dia, só cheguei agora, espero ainda vir a tempo.
Parabéns! E tudo o que eu tenho a dizer... saber interpretar as escrituras sem fugir à Verdade é dom de Deus. Deus abençoe... na leitura que fiz, que muito me agradou, que me fez esboçar um sorriso de alegria, só mudaria um vocábulo, isto para concordar com um post de um irmão sobre Ser Santo, pois Santo só Jesus, nós os Cristãos santificamos, embora o Apóstulo Paulo chamasse os irmaos de Santos... eu também tenho a sensibilidade de que Santo só Jesus, pois todos somos pecadores, e aquele que diz que nao tem pecado é metiroso.... ENTAO para ficar do meu agrado eu mudaria a palavra Ser Santo para Ser Cristão. Assim também evita o orgulho espiritual, que é pecado, e nos faz mais iguais entre nós... Deus abençoe mais uma vez...

Marielly disse...

Sr H.A.,
no próprio livro de Levíticos 19, 1-2, está escrito:
"O SENHOR falou a Moisés: 'Fala a toda a comunidade dos israelitas e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo."

É o próprio Senhor quem nos pede isso! Deus não se contradiz. Na história da Igreja edificada sobre a pedra escolhida por Jesus, São Pedro, os santos foram e são luzes no mundo, que revelam que buscar a santidade e alcança-la é possível, não com nossas proprias forças, mas sim pela graça do Espírito Santo. É Deus quem quer isso, conforme está na Santa Palavra, e é Ele mesmo quem nos sustenta nessa caminhada.