sexta-feira, 9 de maio de 2008

Respostas honestas a perguntas honestas

Uma das ambições mais caras a todo cristão deveria ser a honestidade. E não falo só daquele tipo de honestidade que consiste em ser bom e correto para com os outros. Falo de uma honestidade mais profunda e difícil. Aquela em que olhamos para nós mesmos sem medo confrontar a realidade de quem somos e tampouco de assumir isso perante Deus e as pessoas. E, em assumindo isso, podemos também assumir nossa vocação de ser profetas numa socidade que parece estranhar toda e qualquer mensagem confrontadora.
Isso é um pouco complicado, quando nutrimos a expectativa de que quanto mais diretos e francos sejamos com os outros, menos aceitos e aprovados seremos. Ora, isso não é uma inverdade em termos práticos, pois um dos frutos da honestidade é, sem dúvida, o rechaço, e incompreesão e o alijamento. Gustavo Gutiérrez diz ainda que “a honestidade pode trazer perseguição, prisão ou morte”. Contudo, a honestidade é para os corajosos e não para os pusilânimes. Ela não combina com um espírito de covardia e medo, e sim de ousadia e liberdade.
E isso se traduz não só no modo como exercemos nossa vocação, mas na maneira como nos relacionamos também. Primeiramente com Deus. O salmo 139 fala de um Deus que me sonda e me conhece bem, sabe quando me assento e me levanto; que esquadrinha meu andar e o meu deitar e conhece todos os meus caminhos; ainda as palavras não me chegaram a boca, e Ele já conhece tudo o que as precede, desde os mais recônditos cantos de minha alma, onde ressoam as inquietudes de meu ser, até as mais belas ou sórdidas artimanhas de meus pensamentos.
Como posso viver a vida tendo em vista um Deus que me vigia 24 horas? Hoje em dia a questão da privacidade é-nos tão cara, como uma jóia preciosa, que nem Deus tem permissão para entrar nos nos quartinhos secretos de nossa existência. Nem Deus e nem os outros. Mas Ele nos responde com honestidade, não nos engana, mas nos conduz pelos caminhos de vida. Não faz sentido se esconder Dele, não só porque isso não é possível, mas porque uma vida honesta com Deus é uma vida mais saudável. Não precisamos temer julgamentos. Se existem dúvidas, medos, anseios, lamentos, ainda que tenhamos receio de expressar, Ele já os conhece de antemão. Que mais nos resta senão escancararmos nossas vidas a esse Deus, que não zela por nós porque é um “xereta”, mas porque nos ama e porque Ele é Deus e, sendo Deus, conforme Jesus nos revela, não poderia ser diferente.
E a que mais uma vida em honestidade pode me conduzir? Deixo a pergunta para o próximo post.
Jonathan

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Jonathan Menezes!

Não consigo visualizar seu email.

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Una gran guia de ganar dinero[/b]
Nosotros hemos encontrado la mejor guia en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son unicamente metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]