quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Conversa sobre a salvação

Certa vez, um menino chegou a seu pai puxando a seguinte conversa:

“Pai, meus coleguinhas da igreja e eu estamos muito preocupados”. “Por que, filho?”, perguntou o pai. “Ah pai, é que a professora da escola dominical passou um filme pra nós, que falava do fim do mundo, da volta de Jesus, e de todo mundo que não vai pro céu por ter sido ruim aqui na terra e não ter feito o que Deus manda. Me diz, pai: o que eu devo fazer pra conseguir essa tal de salvação?”.

O pai, impressionado, mas com paciência, respondeu: “Nada filho”. “Como assim nada, pai?”, indagou o filho curioso. “Isso mesmo filho, aquilo que você e eu poderíamos fazer, Jesus já fez por nós, e disse ‘pronto, está acabado”. No que o filho rebateu: “E pra gente não restou nada?”. “Restou sim”, disse o pai: “Nossa parte é a de nos arrepender de nossos pecados e crer que o que Jesus fez é suficiente como remédio pra curar a gente”.

“Hummmm... Mas e como posso ter certeza de que sou salvo?”, foi mais além o menino. “Bem filho, a bíblia ensina que essa certeza também provém da fé. Você até não sabe de todos os detalhes, mas crê, e o Espírito Santo confirma no seu coração essa certeza”.

Houve silêncio por alguns instantes, até que o filho falou baixinho: “Paiê...”. E o pai respondeu já com certo incômodo: “Fala filho!”. “Não é por nada não, mas sendo assim, acho Jesus meio egoísta”. E o pai, espantado, perguntou: “Por que egoísta filho?”. “Ah, porque ele fez a parte dele, a de Deus e a nossa, e de quebra ainda não deixa nada pra gente poder fazer... que chato!”.

Essa conversa me faz pensar que, para alguns, a graça é um tédio mesmo. Porque ela tira de nós todo o controle. A Deus pertence não somente o querer, como também o realizar. E aquilo que a gente realiza, realiza por gratidão, amor e obediência a Ele. Não podemos mais inverter os termos: nossas “boas ações” existem por causa da nossa comunhão com Deus, e não a comunhão com Deus existe por causa das nossas “boas ações”. Acertadamente Eugene Peterson disse que “a salvação significa Deus fazendo por nós o que não podemos fazer por nós mesmos”. É Deus intervindo na história de nossas vidas, transformando impossibilidade em possibilidade; é o extraordinário Divino alcançando o mais ordinário; é o Eterno criando e confirmando vida onde já não mais existia. O que podemos fazer é servir e adorar gratuitamente. "Minha alma engrandece ao Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador". A Ele a Glória pra sempre!

Jonathan

Nenhum comentário: